AGVL brilha em Agudo e domina a categoria Open do Gaúcho de Parapente
- AGVL
- 1 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Em grande momento na competição, a equipe incentivada pelo Pró-Esporte RS LIE garante pódios no fim de semana e mira a conquista de títulos na quarta e última etapa do campeonato, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Morro Ferrabraz, em Sapiranga (RS).
A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), viveu mais um fim de semana de grande desempenho no Campeonato Gaúcho de Parapente 2025. A terceira etapa da temporada, realizada no Cerro da Figueira, em Agudo (RS), reuniu 66 pilotos e teve domínio absoluto da equipe na categoria Open, além de resultados expressivos nas categorias Serial, Sport e Sport Light. Toda a participação da equipe ocorre dentro do Projeto Equipe AGVL de Parapente – Ano 6, que conta com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria de Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, e com o patrocínio da Família Geisse – Vinhedos de Terroir, reforçando a importância do incentivo público e privado para o desenvolvimento do voo livre no Estado.
Com o pódio completo na Open — Jarbas de Mello em primeiro, seguido por Luciano Horn e Maicon de Souza Corrêa — a AGVL consolidou o melhor desempenho coletivo da etapa. Nas demais categorias, os atletas da equipe sapiranguense também obtiveram grandes destaques. Eduardo Silva e Valter Postali ficaram na segunda e terceira posições na classe Serial. Na Sport, vitória de Eduardo Silva para a AGVL. E na Sport Light, o melhor colocado foi Jader Fischer, em quarto lugar.
No fim de semana, o evento contou com uma prova válida, totalizando 50 quilômetros de percurso pelos céus da Região Central do RS. Os pilotos enfrentaram grandes desafios durante a competição, com teto das térmicas de 900 metros de altitude apenas, o que dificultou o desempenho de muitos atletas. Os pilotos que passaram por essa dificuldade chegaram numa área melhor e seguiram adiante na prova. Uma curiosidade foi na chegada da categoria principal, a Open, com Jarbas de Mello e Luciano Horn encerrando a prova ao mesmo tempo, com 2h08min51seg. Mello ficou em primeiro lugar pois ganhou mais bônus de liderança da prova.
A consistência ao longo das três etapas disputadas até o momento coloca a AGVL em situação privilegiada para a quarta e decisiva etapa do campeonato, que será disputada “em casa”, no Morro Ferrabraz, em Sapiranga, nos dias 13 e 14 de dezembro, onde a equipe chega como favorita em diversas frentes e com reais chances de confirmar seus pilotos como campeões estaduais de 2025. Confira o ranking abaixo dos resultados da etapa:
Resultados da Etapa de Agudo-RS
Open
1º Lugar – Jarbas de Mello – AGVL
2º Lugar – Luciano Horn – AGVL
3º Lugar – Maicon de Souza Corrêa – AGVL
6º Lugar – Valter Postali – AGVL
Serial
1º Lugar – Robson Perske – AAVL (Agudo)
2º Lugar – Eduardo Silva – AGVL
3º Lugar – Valter Postali – AGVL
6º Lugar – João de Oliveira – AGVL
9º Lugar – Lucas Axelrud – AGVL
Sport
1º Lugar – Eduardo Silva – AGVL
2º Lugar – Jheandre Schopf – AAVL (Agudo)
3º Lugar – Natan Lichtnow - Paraná
Sport Light
1º Lugar – Natan Lichtnow – Paraná
2º Lugar – Yuri Laux - MG10 (Rolante)
3º Lugar – Rolf Pachaly Filho – AAVL (Agudo)
4º Lugar – Jader Fischer – AGVL
Ranking Campeonato Gaúcho de Parapente 2025
Categoria Open
1º – Lúcio Dal Pozzo – AGVL
2º – Luciano Horn – AGVL
3º – Jarbas de Mello – AGVL
5º – Maicon de Souza Corrêa – AGVL
7º – Lucas Axelrud – AGVL
8º – Flávio Pinheiro – AGVL
Serial
1º – Lúcio Dal Pozzo – AGVL
2º – Lucas Axelrud – AGVL
3º – Flávio Pinheiro – AGVL
6º – Cristiano Model – AGVL
8º – Lucas Bonfadini – AGVL
10º – Henrique da Rosa – AGVL
Sport
1º – Fernando Aldado - AAVL
2º – Lucas Bonfadini – AGVL
3º – Cristiano Almeida – AVTVL (Vale do Taquari)
4º – Alex Trombini – AGVL
5º – Wigbert Schwade – AGVL
6º – Cristiano Model – AGVL
8º – Eduardo Silva – AGVL
9º – Tiago Menezes – AGVL
10º – Ronaldo Santana – AGVL
Sport Light
1º – Yuri Laux - MG10
2º – Gustavo Teixeira – AGVL
3º – Jader Fischer – AGVL
4º – Leonardo Stoffel – AGVL
7º – Rodrigo Fischer – AGVL
9º – Jorge Bernardo da Silva – AGVL
10º – Theo Barros – AGVL
Fotos: Divulgação/AGVL












Comentários