AGVL inicia sequência de competições em Encantado, com disputas do Gaúcho e do Sul-Brasileiro de Parapente
- AGVL
- 12 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Neste fim de semana, a Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), disputa a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente, que servirá como preparação para o Sul-Brasileiro da modalidade entre os dias 20 e 23 de novembro. Em seguida, a equipe do Vale do Sinos terá pela frente as etapas decisivas do Estadual em Agudo (RS), no final de novembro, e na cidade de Sapiranga em dezembro
A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), inicia uma importante sequência de eventos neste mês de novembro, dentro do calendário do Projeto Equipe AGVL de Parapente – Ano 6, que tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio da Família Geisse – Vinhedos de Terroir. O primeiro compromisso ocorre neste fim de semana, dias 15 e 16 de novembro, em Encantado (RS), no Vale do Taquari, com a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente. A prova marcará o retorno da competição estadual após a abertura em Igrejinha (RS), e servirá como preparação direta para a 3ª Etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente, que será realizado no mesmo local entre 20 e 23 de novembro.
As condições do tempo estão sendo monitoradas pela Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), com a possibilidade de que os voos ocorram apenas no sábado (15), já que há previsão de chuva para o domingo (16) em boa parte do Rio Grande do Sul. A etapa deve reunir pilotos de diferentes regiões do Estado em busca de pontos valiosos para o ranking da temporada.
Primeira etapa do Gaúcho de Parapente ocorreu em Igrejinha-RS. Fotos: Gustavo Henemann/Agência Akyma
No Campeonato Gaúcho, após a etapa de abertura em Igrejinha no mês de janeiro, a AGVL lidera três das quatro categorias em disputa. Na Open, o líder é Jarbas de Mello, seguido por Luciano Horn, ambos representando a equipe sapiranguense. Na Serial, a AGVL ocupa a vice-liderança com Lúcio Dal Pozzo e a terceira colocação com Flávio Pinheiro. Já na Sport, Henrique da Rosa é o líder da categoria. E na Sport Light, a AGVL domina completamente o pódio, com Rodrigo Fischer em primeiro, Jorge Bernardo da Silva em segundo e Theo de Barros em terceiro lugar.

No Sul-Brasileiro de Parapente, a AGVL ocupa colocações intermediárias na classificação da categoria principal, a Open, e segue com chances de pódio com Lúcio Dal Pozzo (9º), Luciano Horn (11º), Flávio Pinheiro (17º) e Jarbas de Mello (19º). Na classe Serial, Dal Pozzo está em disputa direta pelo título, ocupando a 4º colocação. Na categoria Sport, Alex Trombini (5º) e Henrique da Rosa (6º) também estão na briga pelo pódio. As duas primeiras etapas da competição ocorreram no mês de março, em Terra Rica (PR) e Tangará (SC), respectivamente.
Após as disputas em Encantado, a AGVL segue para as etapas finais do Campeonato Gaúcho: 29 e 30 de novembro, em Agudo (RS), e 13 e 14 de dezembro, em Sapiranga (RS), cidade-sede da associação, onde ocorrerá o encerramento oficial do calendário 2025.
Saiba mais sobre o projeto pelo Instagram: @equipeagvlparapente.








Comentários