Em Agudo, Equipe AGVL de Parapente disputará a segunda etapa do Campeonato Gaúcho
- AGVL
- 12 de nov. de 2024
- 2 min de leitura
Competição deve reunir cerca de 80 pilotos entre os dias 15 e 17 de novembro e definirá também os campeões de 2023.

Foto: Joey Guedes/Atraia Comunicação Digital
A cidade de Agudo, na região central do Rio Grande do Sul, receberá entre os dias 15 e 17 de novembro a segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente, que será disputada nas categorias Open, Serial, Sport e Sport Light. No Cerro da Figueira, os atletas da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), integrantes do projeto Equipe AGVL de Parapente — financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Esporte RS LIE, e patrocinado pela Família Geisse – Vinhedos de Terroir — voarão em busca do pódio. A etapa deverá reunir cerca de 80 pilotos do RS e de outros estados brasileiros.
As provas deste evento valerão tanto para a soma dos primeiros pontos na temporada quanto para definir os campeões de 2023, pois, devido às condições climáticas no final do ano passado e no início de 2024, não foi possível conhecer os vencedores. Inclusive, a primeira etapa do Campeonato Gaúcho de Parapente 2024, marcada para janeiro em Sapiranga, foi cancelada. Após Agudo, a competição terá a terceira etapa entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, em Encantado (RS). Depois, a quarta e última etapa está prevista para 14 e 15 de dezembro, em Igrejinha (RS).
De acordo com o piloto e presidente da AGVL, Luciano Horn, a expectativa é de que a previsão do tempo se confirme, com clima favorável à prática do voo livre, e as provas possam ser realizadas. “Estamos na expectativa de que possamos ter três dias de provas para encerrar o campeonato de 2023 e iniciar o de 2024. Como na competição de 2023 ocorreram apenas duas provas válidas, a disputa pelo título está totalmente em aberto em todas as categorias”, ressaltou Horn.
O Campeonato Gaúcho de Parapente conta com organização da Federação Gaúcha de Voo Livre (FGVL), chancela da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL) e supervisão da Federação Aeronáutica Internacional (FAI).
Competição em Santa Catarina
Entre os dias 22 e 24 de novembro, a Equipe AGVL de Parapente tem outro compromisso, desta vez fora do RS. O time sapiranguense embarca para Santa Catarina, onde disputará a Copa Sport, em Jaraguá do Sul (SC).




Comentários