Equipe AGVL confirma domínio e conquista três títulos no Gaúcho de Parapente 2025
- Agência Akyma
- há 44 minutos
- 3 min de leitura
Equipe de Sapiranga (RS), incentivada pelo Pró-Esporte RS LIE, garantiu títulos estaduais nas categorias Open, Serial e Sport Light e fecha campeonato com grande desempenho
A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), incentivada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, com patrocínio da Família Geisse – Vinhedos de Terroir, encerrou a temporada 2025 do Campeonato Gaúcho de Parapente de forma marcante neste fim de semana, no Morro Ferrabraz, em Sapiranga. A última etapa do estadual confirmou o protagonismo da equipe, que fechou o ano com títulos nas categorias Open, Serial e Sport Light, além de pódio na Sport, coroando o ciclo do Projeto Equipe AGVL de Parapente – Ano VI com conquistas expressivas.
Fotos: Gustavo Henemann/Agência Akyma
Na categoria Open, a AGVL dominou completamente o pódio final do campeonato, em uma disputa interna que evidenciou a força coletiva da equipe. Jarbas de Mello sagrou-se campeão gaúcho de 2025 - vencendo três das quatro etapas da temporada -, seguido por Luciano Horn, vice-campeão estadual, enquanto Lúcio Dal Pozzo completou o pódio em terceiro lugar. O resultado reforça a consistência da equipe ao longo da temporada e consolida a AGVL como referência técnica na principal categoria do parapente gaúcho.
A hegemonia da equipe também ficou evidente na categoria Serial, com Lúcio Dal Pozzo conquistando o seu quarto título estadual após uma grande campanha, liderando do início ao final, e coroando com bons voos nas provas decisivas. Na Sport Light, o título estadual ficou com Leonardo Stoffel, que fecha um ano de destaque no cenário regional. Além do Campeonato Gaúcho, o piloto já havia conquistado anteriormente o título Sul-Brasileiro da categoria, tornando a temporada 2025 inesquecível. Já na categoria Sport, a AGVL contou com Lucas Bonfadini garantiu o vice-campeonato gaúcho, resultado que reforça a presença constante da equipe nas disputas de alto nível e amplia a lista de pódios conquistados ao longo do ano.
As provas em Sapiranga
Com um clima perfeito para a prática do voo livre, o Campeonato Gaúcho de Parapente teve uma final para ficar na memória dos pilotos e do público que pôde prestigiar o evento no Morro Ferrabraz. Foram dois dias de excelentes voos, começando pelo sábado, com uma prova de 54 quilômetros pelos céus do Vale do Sinos e Paranhana. Ao todo, 37 pilotos, dos mais de 50 participantes, conseguiram completar a corrida pelos ares.
“A euforia no campo de pouso de Sapiranga estava grande, todos felizes pelos voos realizados, pela disputa e ainda com toda a receptividade ao término da prova, com música e food trucks”, destacou o piloto Luciano Horn, vice-campeão gaúcho na Open e atleta da seleção brasileira de parapente. No sábado, o vencedor da prova foi Lucas Axelrud. No domingo, pela condição boa do dia anterior, a prova teve percurso de 60 quilômetros. Após duas horas de prova, o vencedor foi o Maicon Corrêa com uma bela performance no dia. Dessa vez, 23 pilotos completaram a prova.
Ao todo, o Campeonato Gaúcho de Parapente contou com quatro etapas: Igrejinha (RS), Encantado/Roca Sales (RS), Agudo (RS) e Sapiranga (RS).
Agradecimento
“Essa temporada foi um pouco melhor do que as anteriores. Nos últimos dois anos enfrentamos condições climáticas não tão favoráveis aqui no Sul, mas com o financiamento do Pró-Esporte RS LIE e patrocínio da Família Geisse, conseguimos treinar a equipe fora do Rio Grande do Sul, em locais com melhores condições de voo. Isso refletiu diretamente no desempenho dos nossos pilotos, que vêm conquistando ótimos resultados nos campeonatos que disputamos. Agora, encerramos mais uma temporada e também o nosso sexto projeto, com muita evolução técnica da equipe e grandes conquistas”, destacou o piloto e presidente da AGVL, Alex Trombini.
Ranking do Campeonato Gaúcho de Parapente 2025 – Classificação Final Top 5

Categoria Open
1º Jarbas Batista de Mello (AGVL) – 3.193,3 pontos
2º Luciano Horn (AGVL) – 3.182,1 pontos
3º Lúcio Dal Pozzo (AGVL) – 3.134,1 pontos
4º Maicon Corrêa (AGVL) – 3.132,4 pontos
5º Lucas Axelrud (AGVL) – 3.077,4 pontos

Categoria Serial
1º Lúcio Dal Pozzo (AGVL) – 3.134,1 pontos
2º Lucas Axelrud (AGVL) - 3.077,4 pontos
3º Robson Perske (AAVL/Agudo) – 2.954,1 pontos
4º Valter Postali (AGVL) – 2.606,8 pontos
5º Daniel Geisse – 2.598,1 pontos

Categoria Sport
1º Cristiano de Almeida (AVTVL/Vale do Taquari) – 2.387,9 pontos
2º Lucas Pedro Bonfadini (AGVL) – 2.380,6 pontos
3º Fernando Schultz Aldado (AAVL/Agudo) – 2.082,0 pontos
4º Tiago Menezes (AGVL) – 1.907,5 pontos
5º Eduardo Silva (AGVL) – 1.874,8

Categoria Sport Light
1º Leonardo Stoffel (AGVL) – 1.834,0 pontos
2º Gustavo Teixeira (AGVL) – 1.506,7 pontos
3º Jonas Sturza (AGVL) – 1.187 pontos
4º Jader Fischer (AGVL) – 988,3 pontos
5º Yuri Laux (MG10/Rolante) – 950 pontos
Fotos: Divulgação/AGVL








Comentários