top of page

MC Tubarão conquista o bicampeonato consecutivo das 12 Horas de Tarumã e coroa temporada dos 50 anos

  • Foto do escritor: Agência Akyma
    Agência Akyma
  • há 2 minutos
  • 4 min de leitura

Equipe de Campo Bom (RS) conquista a Fita Azul nas categorias GT e Geral com os pilotos Tiel de Andrade, Catô Belleza, Franco Pasquale e Chico Möller, a bordo do Tubarão MC40 #5, e sobe ao topo do pódio também na classe TS com Fabio Fichtner, Ariel Schallenberger e Guga Ghizo no Gol #50. MC Tubarão chegou ao sexto título das 12 Horas de Tarumã na história.


No ano em que celebra 50 anos de história, a MC Tubarão teve um encerramento à altura de sua trajetória no automobilismo. A equipe de Campo Bom (RS) conquistou, ao meio-dia de domingo (14), o bicampeonato consecutivo na 45ª edição das 12 Horas de Tarumã, disputada no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), com vitória e Fita Azul na Geral e na categoria GT. A prova teve largada à meia-noite de sábado para domingo (13 para 14) e foi marcada por uma longa disputa até as horas finais. O triunfo veio novamente com o icônico Tubarão MC40 #5, pilotado por Catô Belleza, Franco Pasquale, Chico Möller e Tiel de Andrade. Este foi o sexto título de 12 Horas de Tarumã da MC Tubarão, que já havia vencido em 2010, 2011, 2017, 2018 e 2024. A equipe campo-bonense ainda foi campeã das 12 Horas de Guaporé em 1992.


Fotos: Gustavo Henemann/Agência Akyma


A largada no tradicional estilo Le Mans abriu uma corrida intensa desde os primeiros instantes da madrugada. Ao longo das primeiras horas, o MC40 #5 se manteve constantemente entre os primeiros colocados, mas passou boa parte da prova na segunda posição, atrás da Lamborghini #81 (Fernando Poeta/Cole Loftgard/Cassiano Trein/Fernando Fortes/Cristian Rocha), que liderava a classificação geral. A definição da corrida começou a se desenhar já na 11ª hora, quando a Lamborghini enfrentou um problema de suspensão e precisou ir aos boxes. A MC Tubarão aproveitou o momento para assumir a liderança e, enquanto o adversário tentava resolver o problema, o MC40 #5 conseguiu abrir oito voltas de vantagem. Quando a Lamborghini retornou à pista, o cenário já era outro: a diferença construída tornou a reação muito mais difícil nas voltas finais.


No último stint da prova, Catô Belleza foi quem assumiu o comando do carro e conduziu o carro #5 com consistência até a bandeirada, garantindo uma vitória marcada por emoção no box da equipe e confirmando o domínio da MC Tubarão na prova mais tradicional do endurance gaúcho. Além da vitória absoluta, a MC Tubarão também teve destaque na categoria TS, com o Gol #50, pilotado por Fábio Fichtner, Guga Ghizo e Ariel Schallenberger, que garantiu o título da classe e o terceiro lugar na classificação geral da corrida. O trio teve um desempenho constante ao longo de toda a madrugada, mesmo enfrentando alguns percalços, entre eles um problema na correia da bomba de óleo, rapidamente solucionado pela equipe, permitindo que o carro retornasse à prova e se mantivesse competitivo até o final.


Na comemoração após a bandeira quadriculada não faltou emoção. As lágrimas de alegria tomaram conta de todos os integrantes da MC Tubarão. O abraço entre os irmãos Tiel e Carlos de Andrade (Né), chefe da equipe, após o título foi um dos momentos mais marcantes. “Emocionante demais, pois só o Tiel e eu sabemos das dificuldades de manter tudo isso de pé depois que o pai se foi. Só tenho que agradecer à nossa equipe de pilotos, os nossos mecânicos que são fantásticos e responsáveis por tudo isso. Agradeço a todos os nossos parceiros. E nós temos uma torcida que está sempre com a gente, essa conquista é pra eles também”, comentou Né.


Atual vencedor do Campeonato Gaúcho de Super Turismo, o MC40 #5 mostrou mais uma vez sua confiabilidade e competitividade ao longo das 12 horas. “Foi muito bom. A gente não desiste nunca, esse é o nosso lema. O carro apresentava uma falha, falhava, falhava… e faltando cerca de uma hora para o fim a gente conseguiu resolver isso. A partir dali veio a reviravolta na corrida. Eu fiz uma volta sem falhar no começo da manhã e ainda marquei a melhor volta da prova (1min07s529). Estou feliz demais com esse resultado. Feliz pela equipe, pelos pilotos”, completou Tiel de Andrade.


O piloto Franco Pasquale, que corre com a MC Tubarão há mais de dez anos, também falou sobre mais esse grandioso título com a equipe. “É a segunda vitória seguida nas 12 Horas de Tarumã. A gente acreditou do início ao fim, fez o trabalho de casa, parou nos momentos certos e conseguiu o resultado. Deus esteve com a gente! É uma sequência muito boa de vitórias e títulos, Campeonato Gaúcho de Super Turismo e também a 6 Horas de Guaporé. Só tenho a agradecer: parabéns para a equipe, para os pilotos, e obrigado a todo mundo que torceu por nós”, comentou o piloto de Gramado (RS).


Já o piloto Fábio Fichtner, que esteve no Gol #50 em 2024, quando ficou com o segundo lugar na TS e terceiro na Geral, comemorou a conquista da categoria neste ano e não escondeu a alegria. “É sensacional correr com os amigos, é a melhor coisa que tem. E terminar uma corrida dessas já é muito importante, ainda mais terminando bem. No ano passado, a gente bateu na trave, dessa vez deu certo. Chegamos até o final e isso é o que mais importa”, celebrou Fichtner, que agradeceu a parceria dos estreantes na equipe Ghizo e Schallenberger.


As grandes vitórias em Tarumã encerram o calendário da MC Tubarão no Rio Grande do Sul em 2025 e consolidam mais um capítulo de sucesso em uma história marcada por longevidade, competitividade e protagonismo nas provas de longa duração. Em 2026, a equipe de Campo Bom (RS) deve iniciar o ano com presença no GP Cidade de São Paulo – 1000 Milhas, e depois novamente ter forte participação no Gaúcho de Super Turismo, Gaúcho de Endurance e Endurance Brasil.


Apoiadores

Para disputar as competições ao longo de 2025, a MC Tubarão conta com o apoio de Pneus Yokohama, Eurobike, Grupo Noko, Hupi Racing, Viemar Automotive, ProTune, Yerba Matte, Dacar Motorsport, Tecpads, Fiber, Walter Tecnologias, JL Laser | JL Soldas e WD Details.

 
 
 

Comentários


bottom of page