Piloto da AGVL é campeão do Sul-Brasileiro de Parapente na categoria Sport Light
- Agência Akyma
- 24 de nov. de 2025
- 2 min de leitura
Equipe de Sapiranga (RS) encerra o campeonato com título e resultados expressivos em todas as categorias. Agora, os pilotos incentivados pelo Pró-Esporte RS LIE focam nas duas etapas decisivas do Campeonato Gaúcho de Parapente em Agudo (RS) e Sapiranga
A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga (RS), encerrou o Campeonato Sul-Brasileiro de Parapente com um desempenho de destaque na temporada. O piloto estreante na modalidade Leonardo Stoffel – natural de Dois Irmãos (RS) - conquistou o título da categoria Sport Light após a realização da terceira e última etapa da competição, disputada entre os dias 20 e 23 de novembro em Roca Sales/Encantado (RS). As etapas anteriores ocorreram em Terra Rica (PR) e Tangará (SC). Foram duas provas válidas no Vale do Taquari, totalizando mais de 100 km percorridos pelos atletas.

No ranking 2025 do Sul-Brasileiro, na categoria principal, a Open, Luciano Horn encerrou o campeonato em sétimo lugar, enquanto Lúcio Dal Pozzo fechou o ranking na décima posição, e Jarbas de Mello foi o 11º. Na classe Serial, Dal Pozzo voltou a figurar entre os primeiros, encerrando em quarto, seguido por Flávio Pinheiro em nono. Na Sport, Alex Trombini terminou a classificação geral em quarto lugar, com Wigbert Schwade em sétimo e Tiago Menezes em décimo. Na Sport Light, além do título de Stoffel, a AGVL colocou Gustavo Teixeira em oitavo e Jader Fischer em décimo lugar no ranking final. E na categoria Feminino, Tatiana Venter Ody completou a temporada com a quarta colocação.
Nos resultados da etapa de Encantado/Roca Sales, a AGVL teve bons destaques. Na Open, quatro atletas ficaram entre os dez melhores: Luciano Horn em quarto, Lucas Axelrud em sexto, Henrique da Rosa em oitavo e Lucas Bonfadini em nono. Na Serial, a equipe dominou o pódio, com vitória de Axelrud, seguido por Henrique e Bonfadini. Na Sport, Bonfadini venceu a etapa, com Cristiano Model em quinto, Alex Trombini em sétimo, Leonardo Stoffel e Wigbert Schwade empatados em nono. Na Sport Light, Stoffel venceu novamente, com Teixeira em segundo, Jader Fischer em quarto, Jorge Bernardo Silva em sétimo, Theo Barros em oitavo e Tatiana Ody em décimo. Na categoria Feminino, Tatiana garantiu ainda o terceiro lugar na etapa.

A AGVL segue agora para as duas etapas finais do Campeonato Gaúcho de Parapente, que acontecem nos dias 29 e 30 de novembro, em Agudo (RS), e 13 e 14 de dezembro, em Sapiranga.
O Projeto Equipe AGVL de Parapente – Ano 6 tem financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Esporte e Lazer, por meio do Pró-Esporte RS LIE, e conta com o patrocínio da Família Geisse – Vinhedos de Terroir. Mais informações sobre a iniciativa através do perfil no Instagram: @equipeagvlparapente.




Comentários