MC Tubarão conquista o bicampeonato do Gaúcho de Super Turismo em Tarumã
- Agência Akyma
- 9 de nov. de 2025
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de nov. de 2025
Equipe de Campo Bom (RS) confirma o título em prova dramática no aniversário de 55 anos do autódromo gaúcho e celebra mais um título histórico do trio Pasquale, Belleza e Möller a bordo do Tubarão MC40 #5
A MC Tubarão encerrou o sábado, dia 8 de novembro, com mais uma conquista histórica. No aniversário de 55 anos do Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS), a equipe de Campo Bom (RS) comemorou o bicampeonato do Gaúcho de Super Turismo nas categoria s GT e Geral, repetindo o feito de 2023 e confirmando sua força como uma das principais potências do automobilismo do Rio Grande do Sul e do Brasil. O título anterior havia sido conquistado pela dupla Tiel de Andrade e Júlio Martini, marcando o início dessa sequência vitoriosa que agora é ampliada com o trio Franco Pasquale, Catô Belleza e Chico Möller.
Fotos: Gustavo Henemann/Agência Akyma
A jornada pela quinta e última etapa da competição começou ainda pela manhã, quando Franco Pasquale garantiu a pole position com o tempo de 1min05s818, marcando o primeiro passo rumo ao título com o Tubarão MC40 #5. A corrida, realizada à tarde, acabou sendo marcada por bandeira vermelha e inúmeras entradas de safety car, além de condições de clima instáveis — alternando sol, vento e chuva —, foi um verdadeiro teste de estratégia, resistência e trabalho em equipe. Chico Möller foi o responsável pela largada e conduziu o carro com consistência, entregando em terceiro lugar para Catô Belleza, que, aos 72 anos, protagonizou mais uma atuação marcante, com belas ultrapassagens e retomando a liderança antes do último stint de Pasquale.
Nos minutos derradeiros das 2 Horas de Tarumã, a corrida tomou ares dramáticos para a equipe campo-bonense. O carro perdeu potência quando Franco Pasquale ocupava o segundo lugar. O piloto entrou para os boxes faltando cerca de 12 minutos para o final, a equipe verificou o carro e Pasquale voltou para a prova. Porém, ele sequer conseguiu chegar à curva 2, quando o MC40 simplesmente parou. O resgate então levou o #5 até os boxes. Os mecânicos agiram rápido para solucionar o problema de um alarme, e devolveram o carro à pista em quarto lugar faltando apenas cinco minutos para o encerramento.

Nesse momento, era necessário chegar em terceiro lugar para assegurar o título — e foi exatamente o que aconteceu. Em uma das voltas finais, faltando dois minutos para a bandeira quadriculada, Pasquale fez uma ultrapassagem decisiva sobre o concorrente que ocupava a terceira posição, garantindo o resultado que confirmou o bicampeonato, enquanto o Aldee #118 de Nico e Bidu Kreuz, principal concorrente ao título, venceu a corrida e encerrou com o vice-campeonato.
O feito demonstra a força e a união do trio Franco Pasquale, Catô Belleza e Chico Möller, que já haviam vencido juntos as 12 Horas de Tarumã de 2024 e as 6 Horas de Guaporé de 2025 — esta última válida pelo próprio campeonato de Super Turismo, mas considerada uma das provas mais tradicionais do calendário gaúcho.
Com o bicampeonato confirmado na temporada dos seus 50 anos de história, a MC Tubarão celebra mais um momento de glória, fruto da dedicação dos mecânicos e da liderança de Tiel e Né Andrade, que seguem à frente da equipe fundada pelo pai Carlinhos de Andrade, em 1975.

“Trabalhamos demais, durante o ano inteiro. O único problema que tivemos foi agora, faltando meia dúzia de voltas para o fim. A equipe, mais uma vez, conseguiu sanar o problema rapidamente. Isso mostra a importância de conhecer o carro e estar sempre trabalhando nele. O Pasquale, o Chico e o Catô fizeram um campeonato praticamente perfeito, e isso fez a diferença hoje. Parabéns à nossa equipe, aos nossos mecânicos, à família Tubarão toda. Eles foram espetaculares e decidiram o campeonato mais uma vez”, destacou Tiel Andrade, um dos líderes da equipe MC Tubarão.
“É uma provação. Nada podia ser fácil, nunca foi fácil pra nós. A gente sempre batalhou, acreditou e foi atrás. Em cada vitória, em cada título, teve muito trabalho envolvido. Só tenho a agradecer, principalmente à equipe. Essa gurizada (mecânicos) é o que mantém tudo de pé. Os pilotos fizeram um baita trabalho. Agradeço também ao Daniel Almeida, da Dacar Motorsport, por nos entregar um motor excelente, que levou esse carro o ano inteiro sem problema algum. É só agradecer, agradecer e comemorar. E o ano ainda não acabou, temos mais duas decisões pela frente. Mas, graças a Deus, deu tudo certo. Quando é pra ser, ninguém tira. Quando é pra ser, vai ser”, comemorou o chefe da equipe MC Tubarão, Né Andrade.
A equipe de Campo Bom segue com compromissos importantes nesta reta final de ano no Campeonato Gaúcho de Endurance e Endurance Brasil, e encerrará o ano entre os dias 12 e 14 de dezembro, quando defenderá o título nas 12 Horas de Tarumã, em busca de mais uma vitória para coroar 2025 como uma das temporadas mais vitoriosas da trajetória da MC Tubarão.
Aspas dos pilotos
Franco Pasquale (Gramado-RS) - “Tem que acreditar, sempre. Quando deu problema, acendeu um alarme no carro e tivemos que parar. Saí do box, o carro apagou, e eu só pensava no campeonato, não podia acontecer aquilo, estava tudo encaminhado. A gente vinha num ritmo forte, tudo certo, e de repente veio o susto. Mas graças a Deus deu tudo certo. Conseguimos a ultrapassagem na finaleira, faltando dois minutos, e garantimos o título. Só tenho a agradecer aos meus parceiros por essa temporada incrível e à equipe pelo trabalho sensacional. Tá todo mundo de parabéns, foi muito bom mesmo.”
Catô Belleza (Alegrete-RS) – “Nós não merecíamos outra coisa se não fosse o título. É campeão! Depois de um ano inteiro de luta, fizemos tudo certo, não merecíamos outro resultado que não fosse esse. Parabéns a toda a equipe.”
Chico Möller (Novo Hamburgo-RS) – “Vamos comemorar esse título. A equipe merece muito, são 50 anos de MC Tubarão. E que ano sensacional. Vencemos as 12 Horas de Tarumã final do ano passado, 6 Horas de Guaporé e esse ano o título do Super Turismo. Parabéns para esse equipe maravilhosa.”
Apoiadores
Para disputar as competições ao longo de 2025, a MC Tubarão conta com o apoio de Pneus Yokohama, Eurobike, Grupo Noko, Hupi Racing, Viemar Automotive, ProTune, Yerba Matte, Dacar Motorsport, Tecpads, Fiber, Walter Tecnologias, JL Laser | JL Soldas e WD Details.
Resultado Categoria GT nas 2 Horas de Tarumã
1º Lugar – Nico e Bidu Kreuz – Aldee #118
2º Lugar – Fernando Poeta e Christian Rocha - Lamborghini #81
3º Lugar – Catô Belleza, Chico Möller e Franco Pasquale – Tubarão MC40 #5
Pontuação final da Categoria GT | Super Turismo 2025 (com descartes)
1º Lugar - Catô Belleza, Chico Möller e Franco Pasquale – Tubarão MC40 #5 – 659 pontos
2º Lugar - Nico e Bidu Kreuz – Aldee #118 – 655 pontos
3º Lugar - Fernando Poeta - Lamborghini #81 – 605 pontos
















Comentários